Patronagem 2023-2025 / Departamentos
Departamento de Cavalgadas do CTG Galpão Amigo, o Grupo Cavaleiros de Tradição foi fundado no ano de 2003 por um grupo de tradicionalistas com o objetivo divulgar para a sociedade como o gaúcho se apresenta, considerando a encilha – que é os apetrechos dos cavalos -, e a pilcha – traje do gaúcho.
O movimento que deu origem ao grupo iniciou ainda em 2002. A primeira cavalgada buscando seguir as normas do MTG em relação à pilcha e a encilha, contou com a participação de sete cavaleiros, considerados fundadores:
Arlindo Hahn
Roque Rudimar Zart
Rui Roi Horst
Gelson Melo de Lima
Jorge Celito Zuffo
Beno Hahn
Samuelson da Paixão
Essa primeira cavalgada largou da Praça Central e seguiu em direção à localidade de Arroio Bonito, percorrido cerca de 10 quilômetros. A partir deste evento, as cavalgadas passaram a ser semanais e a atrair simpatizantes e um grupo de apoio, pessoas que não cavalgavam, mas ofereciam suporte para os cavaleiros.
Os primeiros apoiadores foram:
João Ilair de Souza
Walter Bürgel
Arcide Guadagnin
Marcos Lorini
Cachoeira
Rudi Götz
Helaine Gnoatto Zart
Adriana van Riel
A fundação oficial aconteceu no dia 6 de setembro de 2003 na propriedade de João Ilair de Souza, na localidade de Colônia Saudades, após cavalgada. Estiveram presentes os integrantes e os apoiadores, reunindo um grande número de pessoas.
A partir de então, as cavalgadas passaram a ser semanais, visitando e sendo recepcionados nas propriedades rurais do município, onde sempre foram bem recebidos.
Em 2003, os Cavaleiros da Tradição participaram da Cavalgada em Defesa dos Transgênicos que reuniu mais de 100 cavaleiros, desde Passo Fundo até Palmeira das Missões, onde ocorreu um grande ato político e social.
No ano de 2004 participaram de primeira cavalgada regional, que contava com apenas quatro municípios participantes: Selbach, Tapera, Ibirubá e Não-Me-Toque.
No ano de 2005 foi organizada a primeira Cavalgada Regional de Não-Me-Toque, que passou pela localidade de Mantiqueira. No ano de 2023 chegou na 18ª edição, reunindo mais de 20 representações de diferentes municípios.
Entre os grandes feitos dos Cavaleiros da Tradição está a Cavalgada do Arroio Grande, localidade de Selbach, na divisa com Ibirubá. A cavalgada passou por quatro municípios, cerca de 100 quilômetros de ida e volta.
Está registrado na história do grupo a participação, como convidado do Senar-RS, para demonstração de ferrageamento equino, na Expodireto Cotrijal.
Em 2023, pela primeira vez, o Grupo conduziu a centelha da Cama Crioula do Estado desde Marau até Não-Me-Toque fazendo todo o trajeto a cavalo.
Com o passar dos anos, o grupo foi mudando seus integrantes, mas sempre mantendo o propósito de divulgar a tradição do gaúcho a cavalo. Por onde passa, desperta emoção dos mais velhos, remexendo com suas lembranças, e também o interesse dos mais jovens. Hoje conta com mais de 30 integrantes, mantendo muitos dos primeiros Cavaleiros da Tradição.
Comandante do Grupo e Coordenador de Cavalgadas são eleitos anualmente.
Além de organizar a Cavalgada local, o grupo tem o compromisso de apoiar e participar das demais cavalgadas do Circuito Regional.